Como montar quebra-cabeça: qual é a melhor estratégia?
Você já deve ter visto aqueles quebra-cabeças enormes e detalhados e se perguntado: como organizar e encontrar a peça correta? Se você gosta deste passatempo, mas não sabe por onde começar, saiba que não está sozinho!
Mas calma, hoje vamos apresentar dicas de como montar um quebra-cabeça e tornar essa atividade com as crianças mais prática e divertida. Além disso, apresentaremos as melhores opções da Ideiaria. Vamos lá!
10 dicas de como montar quebra-cabeça
Confira agora as principais estratégias para montar um quebra-cabeça de forma fácil e rápida.
-
Escolha o modelo adequado
Primeiramente, você precisa identificar qual modelo é mais adequado para os jogadores. São quantas peças? Qual é o tema? É necessário identificar os gostos e os limites de cada participante para que a brincadeira não se torne uma tentativa frustrada e acabe esquecida em um canto da casa.
Se forem crianças, talvez modelos com um menor número de peças sejam melhores. Já para adolescentes e adultos, investir em opções mais desafiadoras pode tornar a experiência mais envolvente.
-
Defina o espaço
Separar um lugar apenas para realizar a atividade pode tornar o trabalho mais produtivo e animador, já que esse espaço não precisará ser organizado e reorganizado posteriormente.
Para isso, leve em consideração o tamanho do quebra-cabeça e escolha um lugar que não atrapalhe sua rotina diária, já que essa brincadeira pode levar alguns dias. Também escolha um lugar bem iluminado para que você não tenha problemas em identificar as peças.
-
Organize as peças
Agora que você já escolheu seu modelo e definiu o espaço onde essa atividade será desenvolvida, espalhe as peças sobre a superfície, deixando as imagens voltadas para cima.
Uma dica valiosa para essa etapa é delimitar o espaço em que elas ficarão, para que nenhuma seja perdida durante os dias de montagem.
-
Separe as peças
Depois de organizar todas as peças voltadas para cima, separe-as por cores, padrões ou por alguma outra categoria que possa te ajudar quando for selecioná-las para montar o quebra-cabeça. Dessa forma você economiza tempo quando estiver procurando pela peça correta.
Se você estiver montando um modelo em que a paisagem seja uma praia, por exemplo, separe as peças azuis das demais.
-
Comece pelas bordas
Encontrar peças com laterais retas ajuda a identificar quais integrarão as bordas do quebra-cabeça. Depois, você terá uma estrutura semelhante a de um porta-retrato e, assim, ficará mais fácil de avançar na montagem do seu passatempo.
-
Separe por grupos
Depois de construir a estrutura das bordas, decida por qual parte do quebra-cabeça você irá seguir. É melhor separar por grupos, por exemplo, o canto superior esquerdo, para não se perder em qual parte você está.
Além disso, quando se sentir muito cansado dessa seção, pode escolher outra e assim sucessivamente.
-
Procure por pistas
Tenha sempre em mãos a imagem que serve de base para o quebra-cabeça. Caso você esteja em dúvida sobre qual peça ou em qual seção deva inserir, não hesite em consultá-la.
-
Faça uma pausa
Tenha paciência, principalmente se estiver montando um modelo complexo e com muitas peças. Por isso, faça uma pausa e não tente montar tudo de uma única vez. Reparta a tarefa para que você não se canse e que ela não se torne entediante.
Ao começar uma atividade como essa, podemos nos empolgar e querer fazer tudo de uma só vez, mas, desse modo, o que era para ser prazeroso se torna motivo de estresse.
-
Não desista
Montar um quebra-cabeça pode parecer interminável às vezes, entretanto usando as estratégias adequadas você pode fazer isso de maneira mais tranquila e agradável. Se você não consegue avançar usando as estratégias selecionadas, pense em trocá-las por outras.
Por exemplo, se você separou as peças pela localização na imagem, mude para as cores. Assim, você não se cansa tanto e a atividade não fica tão repetitiva.
-
Emoldure
Depois de todo o trabalho, não é justo que as peças sejam recolhidas e guardadas na caixa novamente. Aproveite essa oportunidade para emoldurar seu quebra-cabeça e de quebra renovar a decoração da sua casa.
Conheça 5 opções de quebra-cabeça da Ideiaria
Confira as melhores opções de quebra-cabeça da Ideiaria:
-
Opções de 3000 peças
Se você está procurando um jogo com muitos detalhes e peças, a opção Loja de Brinquedos é perfeita. Indicada para adolescentes acima de 14 anos, essa atividade exercita o raciocínio lógico de todos que participam. É perfeito para reunir a família e amigos!
-
Quebra-cabeças de 1000 peças
-
Modelos de 500 peças
Opções de 500 peças também podem entreter e envolver crianças e adultos. Principalmente em dias chuvosos, em que brincar ao ar livre não é uma opção.
O modelo Vale Gelado aumenta a dificuldade de montagem devido à presença de várias peças em tom azul. É ideal para a diversão e a colaboração em família.
-
Opções de 100 peças
-
Quebra-cabeça de 60 peças
Se a criança que você quer presentear for ainda mais nova, não se preocupe. Na Ideiaria, você encontra opções como o quebra-cabeça do Alfabeto dos Animais, que, com as imagens atrativas e lúdicas, também contribuem para o aprendizado desde cedo.
Montar um quebra-cabeça não deve ser uma tarefa complicada e cansativa, muito pelo contrário, é uma oportunidade para reunir a família e amigos para uma atividade descontraída e divertida, colaborando também para o trabalho de equipe.
Na Ideiaria você encontra opções para todas as idades e que garantem diversão e aprendizado para quem participa dessa brincadeira das crianças!