Parcelamento em 10X e Frete Gratuito para SP e Grande SP a partir de R$ 149. E para as regiões Sul e Sudeste (exceto SP e GSP) o frete é gratuito para compras a partir de R$ 300.
Dicas

Lembranças da infância: dicas de como criar memórias com as crianças

Publicado em 09.06.2025 |
Visualizações
102 visualizações

Muito se vê nas redes sociais vídeos em família com a legenda “criando memórias”. No entanto, a vida vai além das telas. Basta pensar nas recordações mais especiais que você tem: a maioria delas vem de momentos simples, mas com pessoas importantes, certo?

Registrar esses momentos, é claro, torna as lembranças inesquecíveis. Mas não é preciso muito para que você viva experiências divertidas e que marcarão o seu coração e o das suas crianças por muito tempo.

Neste blog, vamos apresentar a você dicas de como criar memórias inesquecíveis para que as crianças tenham lembranças da infância especiais e duradouras.

  1. Fotografe

Nossa memória, com o passar do tempo, tende a falhar. Por isso, é importante registrar momentos marcantes para que, mesmo com os anos, possamos nos recordar e ter a sensação de viver a experiência mais uma vez.

No entanto, não deixe que a procura pela foto ideal para ser postada em suas redes sociais se sobressaia ao momento vivido. Fotos espontâneas, que contêm a essência do momento, são aquelas que mais nos ajudam a resgatar as lembranças da infância. 

Seja de eventos formais, como formaturas e festas de aniversário, seja de dias corriqueiros, essa atividade pode se tornar ainda mais divertida se você deixar a câmera com seu filho ou filha para que ele seja fotógrafo por alguns instantes.

Ver o seu ponto de vista e valorizar desde cedo as atividades da criança é uma forma de encorajá-la para o futuro também!

  1. Cozinhe

Realizar receitas simples em família, como um bolo, além de ter um resultado delicioso, faz o processo ser muito mais divertido. Além disso, ao permitir que a criança participe das atividades, aumenta sua autoconfiança.

Também a ajuda aprender sobre ingredientes, medidas e o nome dos utensílios de cozinha utilizados. Dessa forma, além de criar memórias afetivas, traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil. 

  1. Brinque

Passar tempo de qualidade com os seus filhos ou filhas é de extrema importância para o crescimento saudável. Participar das brincadeiras faz cada momento ser ainda mais mágico, aproximando os laços entre pais, mães e crianças. 

Estar disponível é uma das formas de criar memórias com as crianças. Teatros improvisados, atividades para colorir e acampamentos dentro de casa são algumas ideias de brincadeiras para crianças que você pode participar e se divertir!

Se você prefere brincadeiras mais calmas, pode optar por jogos de tabuleiro ou pintura, que são ótimas opções também para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da coordenação motora.

Os jogos de tabuleiro exigem a criação de estratégias para que se possa chegar à vitória, por isso, ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico. Já a pintura, por exigir que a criança realize diferentes movimentos com as mãos, auxilia na coordenação motora.

  1. Leia

A leitura traz diversos benefícios para o desenvolvimento cognitivo. Além disso, estimula a imaginação e, se incentivada desde cedo, produz bons resultados no futuro. E disso a criança nunca irá se esquecer!

Se a criança ainda não lê, aproveite a hora de dormir para ler histórias clássicas que encantem e tragam bons sonhos. O mediador da leitura tem papel fundamental, visto que a forma que ela é apresentada influencia o surgimento da curiosidade sobre a leitura independente. 

Por isso, é importante apresentar a leitura não como obrigação, mas como atividade prazerosa. Associá-la como um “mimo” antes de dormir ou ao “colo”, contribui para a criação desse hábito, afirma Viana (2006).

  1. Combine as roupas

Quem nunca pegou os sapatos dos pais ou mães quando criança? Ou quis se vestir como uma pessoa adulta? As crianças se inspiram muito nas pessoas do seu entorno, então por que não investir nessa ideia? 

Além de ter um resultado encantador, usar peças combinando é a oportunidade perfeita para que eles se sintam ainda mais semelhantes com você. Para incentivar essa prática, comece desde cedo com opções como a caixinha veste bem, que além de estimular a criatividade, auxilia na coordenação motora.

  1. Mostre fotos da sua infância

Suas crianças vão adorar ver fotos suas de quando era menor! Além de conhecerem melhor a sua história, também vão poder entender melhor as inovações e as mudanças que ocorrem ao longo do tempo. 

Além das fotos, comente sobre as brincadeiras da época, como a Fofolete, suas atividades favoritas e o que costumava fazer na idade do seu filho ou filha. Isso gera um vínculo de proximidade e admiração ao fazer as crianças imaginarem que seus familiares também já foram crianças um dia!

  1. Faça um cartão de aniversário

Você já recebeu um cartão? Qual foi a sensação? Que tal retribuir o carinho? Aposte em muitas cores, desenhos, brilho e amor! Além de ser um presente personalizado, é uma tarefa divertida de ser realizada. Use nossos produtos da Maped para deixar seu cartão ainda mais bonito.

Receber pequenas cartinhas os fazem se sentir especiais. Talvez não seja o principal atrativo inicialmente, principalmente se for acompanhado de um brinquedo ou um item muito esperado, mas com o passar do tempo, se tornará uma lembrança da infância muito carinhosa.

  1. Demonstre afeto

Demonstrar importância com quem amamos traz diversos benefícios ao longo dos anos, principalmente em relação à autoestima (Schavarem, Toni, 2019). Sempre que possível, esteja presente em atividades que são importantes, elogie e ofereça carinho. 

Demonstrar afeto auxilia no desenvolvimento da autoestima, o que colabora para serem pessoas seguras e terem controle emocional no futuro.

  1. Inicie a bagunça

Iniciar a bagunça pode deixar as crianças mais a vontade e tornar a brincadeira ainda mais divertida, já que elas entendem que, nesse momento, a bagunça é bem-vinda. Momentos como esses são ideais para que a conexão em família fique ainda mais forte. 

Além disso, por te verem agindo da mesma maneira que elas, se sentirão mais confortáveis e te verão como uma figura compreensiva, estando mais abertos a conversarem sobre o que for preciso.

  1. Cultive tradições familiares

Se na sua família há alguma tradição, não deixe de transformar essa oportunidade para passar esses conhecimentos para seus filhos ou filhas. Se você não tem nenhuma tradição, esse é o momento ideal para poder criar uma.

Brinquedos da Ideiaria para criar memórias da infância

Se você está buscando ideias de como criar memórias em família para tenham boas lembranças da infância, a Ideiaria oferece diversas opções de brinquedos que tornam esses momentos ainda mais especiais. 

Pensados para desenvolver habilidades e estimular o aprendizado, são produtos que entregam qualidade, segurança e conforto. Além disso, são pensados para unir a família, criando memórias inesquecíveis para todos!

Independentemente de qual seja o modelo escolhido, o que importa são os momentos compartilhados com pessoas que amamos e que tornam cada ocasião em uma lembrança inesquecível!

Referências

ENCONTRO DE PROFESSORES INTERVENIENTES EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E CENTROS DE RECURSOS, Lisboa, Portugal, 2006 – “Promovendo a competência leitora”. [Lisboa : Centro de Formação Maria Borges de Medeiros, 2006].

SCHAVAREM, Luana do Nascimento; TONI, Caroline Guisantes de Salvo. A relação entre as práticas educativas parentais e a autoestima da criança. Pensando fam., Porto Alegre , v. 23, n. 2, p. 147-161, dez. 2019 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2019000200012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 28 jan. 2025.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.

Aviso Importante:

Horário de atendimento do nosso SAC: De Segunda a Sexta-feira das 09h00 às 17h00.