Dicas

Conheça 10 jogos de tabuleiro infantil para jogar com a família e amigos

Publicado em 06.06.2025 |
Visualizações
70 visualizações

Que tal cultivar uma nova tradição na sua família esse ano? Em um mundo onde encontramos crianças vidradas pelo celular ou tablet, se torna cada vez mais necessário proporcionar momentos onde elas possam passar tempo de qualidade, sem o uso de um aparelho tecnológico. 

É exatamente nisso que os jogos de tabuleiro infantil podem te ajudar. A partir dessa brincadeira, você consegue ensinar o conceito de “ganhar e perder” e ainda por cima desenvolver a coordenação motora e estimular a interação social do seu filho ou filha. Incrível, certo? 

Com isso em mente, separamos alguns produtos que irão tornar o momento em família e amigos extremamente divertido. Vamos lá? 

  1. Perguntados

“Perguntados” é um aplicativo interativo, onde as pessoas têm que responder perguntas com base no seu conhecimento de mundo. Agora, você tem a possibilidade de testar os conhecimentos gerais de toda família com esse jogo legal de tabuleiro. 

Ele pode ser jogado em até 6 pessoas e vem acompanhado com 360 perguntas. Com esse jogo, a criança consegue desenvolver o raciocínio lógico, estimular a concentração e habilidades de dedução, além de ser perfeito para a socialização!

  1. Dragomino

Se a criança adora o mundo de dinos e dragões, então, você acabou de encontrar o jogo de tabuleiro infantil perfeito. Essa opção é uma releitura do famoso dominó, ou seja, é simples, lúdico e divertido de jogar.

Indicado para crianças a partir de 5 anos, “Dragomino” tem como objetivo fazer cada pessoa criar a melhor estratégia para aumentar seu território e conquistar ovinhos com bebês dragões para acumular o maior número de pontos. Mas fique de olho na mamãe dragão, pois ela pode te ajudar a ganhar também. 

  1. Sem Saída 

Recomendado para crianças a partir dos 8 anos de idade, o jogo conhecido como “Sem Saída” é focado em estratégia. O objetivo é deixar o seu oponente sem conseguir se movimentar. Caso consiga fazer isso, você ganha!

Para jogá-lo, é necessário movimentar o seu peão em qualquer direção, porém, somente sobre as fichas azuis que devem ser retiradas de forma estratégica. Por conta da retirada das fichas, as possibilidades de jogadas ficam cada vez mais limitadas.

Nesta brincadeira, a criança desenvolve o raciocínio lógico e a coordenação motora fina, estimula a concentração e habilidades de dedução, assim como a interação social. 

  1. Dobble

Procurando por um jogo que desafie a mente e promova gargalhadas em família? “Dobble” pode ser exatamente o que você precisa! 

E a melhor parte é que ele vem em uma latinha, o que significa que a criança pode levar na bolsa ou jogar com os amigos e amigas no playground do condomínio. 

Existem diversas opções de temas para diferentes idades e 6 formatos diferentes de jogabilidade. Ele é um jogo dinâmico que exige agilidade e atenção para encontrar os símbolos em comum. 

Tudo isso enquanto desenvolve habilidades essenciais, como a noção espacial, controle inibitório, destreza, percepção visual, socialização e raciocínio ágil. 

Cada carta no baralho compartilha exatamente um símbolo com qualquer outra carta, tornando cada rodada uma caça frenética pelo match perfeito!

  1. Cadê o Lobo?

Se você gosta de jogo da memória, então, vai amar “Cadê o Lobo?”. Aqui, todos os participantes devem tentar ajudar os animais a se esconderem do lobo. 

Cada ficha no campo revela um bichinho que deve ser colocado em seu respectivo lugar, pois se alguém virar a carta do lobo, ele pode chegar cada vez mais perto dos animais

Esse jogo legal de tabuleiro é perfeito para jogar com toda família e trabalhar a memória de trabalho de forma lúdica e criativa com crianças pequenas! 

  1. Kariba

O “jogo Kariba” é perfeito para jogar no verão entre amigos e família. Nele, você tem cartas de diferentes animais que querem encontrar uma poça d’água para se refrescar. Ou seja, os jogadores estarão disputando espaço e água para que os seus bichinhos consigam beber água. 

O jogo desenvolve a noção de números em ordem crescente e decrescente, noção espacial, pensamento abstrato, memória de trabalho, estratégia e controle da frustração. 

Além disso, de acordo com o PCNS, os jogos são extremamente importantes para o desenvolvimento matemático, uma vez que estimulam a procura por soluções de forma criativa. 

 

  1. Pirate Crossfire

Quem não gosta de piratas, né? O “Pirate Crossfire” é um jogo de tabuleiro infantil onde você pode navegar navios ou escolher manter a paz. No total, são 80 desafios e soluções para você desvendar. 

Ah, uma vantagem desse produto é que ele pode ser jogado sozinho ou de modo colaborativo. Com essa opção, tanto as crianças quanto os adultos desenvolvem suas habilidades de percepção espacial, planejamento, resolução de problemas e concentração. 

  1. Bingo das Palavras 

Ideal para crianças a partir de 5 anos jogarem em duplas ou com até 4 participantes.O “Bingo das Palavras” é uma releitura do tradicional bingo em formato mais lúdico que estimula o reconhecimento das palavras associadas às figuras. 

Essa opção é extremamente divertida e desenvolve controle da frustração, controle inibitório, atenção, linguística, fala e paciência. 

  1. Xó Pesadelo

Ninguém gosta de pesadelos e o objetivo do jogo de tabuleiro infantil chamado “Xó Pesadelo” é afastar esses sonhos ruins com bichinhos de pelúcia. Isso significa que essa opção é ideal para crianças pequenas. 

Além de exercitar suas habilidades visuais e noção espacial para entender qual ficha é a mais compatível com cada pesadelo, é necessário também gerenciar o risco de ganhar menos pontos e jogar seguro ou se arriscar e poder ganhar mais pontos.

Segundo um guia sobre o Uso da Literatura Infantil na Elaboração do Medo da Criança que foi criado pela Faculdade Pernambucana de Saúde diz que é possível facilitar a elaboração psíquica de tais angústias de forma natural, através da literatura infantil, visto que durante a leitura, a criança é capaz de nomear o que estava causando medo. 

Portanto, jogos de tabuleiro como o “Xó Pesadelo" se tornam uma ferramenta poderosa para auxiliar as crianças a trabalharem seus medos. 

  1. Dixit

Está buscando um jogo legal para que a sua criança se divirta com os amigos? Conheça o “Dixit”. Essa opção é perfeita para crianças a partir de 8 anos e pode ser jogada com amigos, amigas e família. Aqui, cada jogador exerce o papel de contadores de histórias ou narradores.

Mas como esse jogo funciona? Bem, o narrador da vez deve olhar as 6 cartas em sua mão e, sem as revelar aos outros jogadores, escolher uma e falar uma palavra, frase ou ideia, sobre ela. 

Os outros jogadores devem então selecionar uma carta (também secretamente), de suas mãos, que mais combina com a frase dita pelo narrador.

O narrador embaralha todas as cartas recebidas e as revela sobre a mesa. Agora com todas as figuras à mostra, todos os jogadores devem apostar para acertar a imagem do narrador! Esse jogo é ótimo para criar conversas, gerar risadas e estimular a criatividade. 

Esperamos que tenha gostado de nossas sugestões de jogos legais de tabuleiro infantil. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre como surgiram as brincadeiras antigas. Até a próxima! 

Referências

REIS, Marina Carneiro dos. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_mat_artigo_marina_carneiro_dos_reis.pdf. Acesso em mar. 2025. 

Montarroyos, Isabelle Macedo. Uso da literatura infantil na elaboração do medo da criança: um guia criado para pais e professores com seleção de livros infantis, para o manejo do medo da criança. 2021. Disponível em: https://repositorio.fps.edu.br/bitstream/4861/609/1/TCC%20-%20Uso%20da%20literatura%20infantil%20no%20manejo%20do%20medo%20da%20crian%C3%A7a.pdf. Acesso em mar. 2025.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.