O que são imagens de alto contraste para bebê? Para que servem?
Você já encontrou livros ou cartas em preto e branco e se perguntou porque esses livros infantis não são coloridos como os demais? Afinal, estamos falando da fase mais colorida e animada da vida. Se você também tem essas dúvidas, então este blog é para você.
No post de hoje, vamos explicar o que são imagens de alto contraste para bebê, para que servem e dicas de como usá-las. Assim, você vai entender o porquê dessas cores serem utilizadas em livros e cartas infantis. Continue lendo!
O que são imagens de alto contraste para bebê?
Maria Montessori defendeu que nosso conhecimento tem início nos nossos sentidos, que absorvem informações por meio da visão, audição, tato, paladar e olfato. No entanto, a percepção sensorial de um adulto é diferente da de uma criança.
As imagens de alto contraste para bebê são aquelas presentes em livros ou cartas que utilizam apenas preto, branco e cores primárias. São chamadas de alto contraste porque são cores que criam uma oposição e não se misturam, entregando as informações com clareza.
Para que servem as imagens de alto contraste?
Os bebês ainda não têm a visão completamente desenvolvida, conforme explica Ana Clara Oliveira. Dessa forma, as imagens de alto contraste para bebê ajudam no desenvolvimento visual e na capacidade cognitiva.
Sendo assim, os livros e as cartas de alto contraste, principalmente as confeccionadas em pano ou em madeira, são essenciais nessa fase, conhecida como fase da “invenção da mão”.
De acordo com a professora Nelly Novaes Coelho, nessa fase o impulso é pegar tudo o que estiver ao seu alcance com as mãos.
Por isso, continua a professora, é importante estimular esse impulso natural com gravuras, desenhos ou ilustrações de animais e objetos familiares em materiais chamativos, macios e agradáveis ao tato.
Assim, ao relacionarem os nomes com os objetos por meio do intermédio dos adultos, o mundo natural e o da linguagem começam a se relacionar na percepção da criança.
Conheça também brinquedos educativos para crianças de 3 anos aqui.
4 dicas de como usar as imagens de alto contraste para bebê
Confira as nossas dicas de como incluir as imagens de alto contraste na rotina do seu bebê:
-
Mostre as imagens de perto
Coloque uma carta cerca de 20cm de distância do rosto do bebê e a movimente para que ele a siga com os olhos. Você também pode fazer isso enquanto ele está de bruços (tummy time), já que isso vai incentivá-lo a erguer a cabeça, fortalecendo também seus músculos.
-
Crie um espaço de descoberta
Pendurar os cartões perto do berço ou do carrinho cria um ambiente aconchegante e estimulante.
-
Durante a troca de fraldas
Ao posicionar o cartão de alto contraste em um lugar em que o bebê possa enxergá-lo durante as trocas, ele ajuda a manter a criança tranquila e focada enquanto você realiza a troca sem maiores dificuldades.
-
Em momentos de espera
Nem sempre é fácil manter o bebê calmo durante os momentos de espera ou em qualquer lugar que ele não tenha familiaridade. Portanto, ter sempre imagens de alto contraste para bebê em mãos pode ajudar a tranquilizá-lo e a distraí-lo para que esses momentos sejam mais despreocupados.
Além disso, por serem confeccionadas em materiais flexíveis e impermeáveis, podem ser carregadas com facilidade para onde você precisar.
Conheça aqui atividades para desenvolver a coordenação motora.
Imagens de alto contraste para bebê: fase a fase
Na Ideiaria você encontra cartas de alto contraste para todas as fases de desenvolvimento do bebê. Conheça os nossos modelos:
-
Preto e branco
Não existe idade certa para aprender! Desde muito cedo, é possível incentivar o desenvolvimento visual com imagens de alto contraste para bebê. Indicado para 0 a 3 meses, as cartas em preto e branco são ótimas opções para interagir de forma lúdica.
-
Preto, branco e vermelho
Outra opção de imagens de alto contraste para bebê são aquelas que utilizam as cores preto, branco e vermelho. Disponíveis com temas variados, como nuvens, frutas e objetos, são perfeitas para atrair a atenção das crianças de 3 a 6 meses.
-
Preto, branco e cores primárias
Diferentes figuras fazem parte da coleção de imagens de alto contraste para bebês de 6 a 9 meses, como cavalinho, animais, trenzinho e cores primárias. No total, são 9 cartões com 18 ilustrações, que deixam as brincadeiras ainda mais divertidas.
-
Coloridas
As cartas coloridas são indicadas para crianças de 9 a 12 meses e possuem mais cores, já que, nessa fase, elas já conseguem identificar melhor as diferentes tonalidades.
As diferentes ilustrações atraem a atenção e são uma ótima forma de incentivar ainda mais o vocabulário. Em cada carta vem o som do objeto para o adulto fazer e a criança assimilar o som ao objeto ou animal, desenvolvendo a fala a partir das onomatopeias.
As imagens de alto contraste para bebê contribuem para o crescimento saudável, desenvolvendo a visão e o desempenho cognitivo dos bebês. Na Ideiaria, buscamos sempre incentivar brincadeiras saudáveis e que desenvolvam com ludicidade.
Gostou deste conteúdo? Leia também nosso conteúdo sobre brinquedos de madeira e até a próxima!
Referências
AMÁLIA. A construção da percepção sensorial. Blog da Escola Infantil Montessori, 5 ago. 2019. Disponível em: https://escolainfantilmontessori.com.br/blog/a-construcao-da-percepcao-sensorial/. Acesso em: 23 abr. 2025.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.
OLIVEIRA, Ana Clara. Você sabia que a visão dos bebês é diferente da nossa? Blog Leiturinha, 9 jun. 2017. Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/voce-sabia-que-a-visao-dos-bebes-e-diferente-da-nossa/. Acesso em: 23 abr. 2025.